16/07/2009

Mais um serviço de utilidade pública

É difícil ter a disciplina necessária para aproveitar o ócio de maneira produtiva e discreta, sobretudo no ambiente de trabalho. No aconchego do lar, larga-se no sofá, deixa-se hipnotizar pela TV e boa.

Agora, durante o horário comercial, a história é outra. O ócio não é encarado com bons olhos por superiores ou colegas de trabalho. Quando se contrai ócio no expediente, é preciso cautela. Por isso, elaborei uma série de dicas para curti-lo com segurança e tranquilidade.

Lá vão:

_1 Nunca deixe transparecer a sua falta do que fazer. Mostre-se ocupado, atarefado, cheio de problemas para resolver. Faça isso com reclamações desconexas proferidas ocasionalmente em voz alta. Vez ou outra, levante-se para tomar um café e “desestressar” um pouco.

_2 Há um ditado chinês que diz “quando quiser que algo seja feito, peça para alguém ocupado”. Logo, nunca aceite uma tarefa.

_3 Caso você “trabalhe” diante de um computador e tenha conexão com a santa internet, cuide para não parecer confuso entre o imenso número de janelas ou abas de conteúdo duvidoso que abrir. Foco. Esse é o segredo. Leia e divirta-se com uma página inútil por vez.

_4 Por falar em foco, está aí uma coisa complicada para quem está jobless. Para redigir esse texto, por exemplo, levei o dia todo. A dispersão ocorre por qualquer motivo. QUALQUER motivo mesmo. A tosse de um colega da baia vizinha, o som do cooler da CPU, o frio do ar-condicionado, passos na sala ao lado e por aí vai.

_5 Ainda que desocupado, tente fazer algo que preste, pelo amor de Deus. O mínimo que seja! Limpe sua mesa, organize seu desktop, catalogue seus MP3, sei lá. E nem precisa ser tudo no mesmo dia. Qualquer pequena tarefa executada fará você sentir que o seu dia não foi um completo desperdício.

É isso. A lista poderia ser maior, mas estou cansada. Hoje o dia foi corrido e já são quase 19h.

Agora vou pra casa jantar e ver o meu Timão jogar.

Nenhum comentário: