17/10/2008

Aguarde um momento. Seu acesso é muito importante para nós

A qualidade dos serviços de atendimento ao consumidor deste país costuma despertar meus instintos mais primitivos. Espera interminável na linha, gravações institucionais mentirosas, musiquinhas insuportáveis, centenas de opções sem que nenhuma se enquadre nas nossas necessidades. Tenho ódio. Quero matar.
A última vez que disquei para esse tipo de atendimento, entretanto, meu espanto foi tamanho que sequer consegui esboçar qualquer reação.
Há cerca de dois meses, adquiri um ingresso para a única apresentação de uma banda norte-americana em São Paulo. Semanas depois, por algum motivo misterioso, o supramencionado foi cancelado. Resultado: tristeza e o inconveniente retorno ao ponto-de-venda.
É óbvio que até o momento não efetuei a devolução do ticket e ainda mais óbvio que pretendia esperar até o último minuto para fazê-lo. Mas 90 reais são 90 reais, e é nesse momento que se inicia a bizarra história por que passei com o telemarketing da casa de shows.
Com a finalidade de me informar sobre a data limite para recuperar meu suado dinheiro, liguei para o Via Funchal. A dificuldade começou com a ausência de uma opção razoável para eu discar. Tentei a “2” que, segundo a gravação, englobava informações sobre meia entrada e assuntos diversos. Depois de ouvir uma palestra sobre direitos e deveres de estudantes e idosos, a máquina maldita finalmente me ofereceu a possibilidade de falar com um ser humano. Quanta alegria! Alô? Alô? ALÔ, CARALHO! Tu tu tu.... Caiu a ligação... umas três vezes, pelo menos.
Na quarta vez, quando me tornei uma especialista em descontos de 50% para pessoas portadoras de documentos válidos em território nacional e com data de validade válida, consegui ser atendida por um simpático atendente.

- Via Funchal.
- Oi. Queria saber até quando posso recuperar o valor do ingresso do Nine Inch Nails.
- Boa pergunta.

(BOA PERGUNTA???? Sim, amigo leitor. Foi exatamente o que ouvi.)

- Só um minuto. Vou estar verificando.

(Gerúndio é obrigatório.)

- O.K. Eu espero.

......

- Obrigado por ter aguardado.
- Imagina.
- Então, você deve vir o quanto antes.
- Certo, mas até que dia?
- O quanto antes.
- Mas quando é “o quanto antes”?
- É o mais breve possível, porque logo expira o prazo de devolução do dinheiro.

Agradeci a informação e desliguei o telefone.

Um comentário:

Anônimo disse...

escreve mais, lili do pari.