24/09/2008

Chapinha Experience

Experimente ficar sentado por quatro horas. Salão de beleza de bairro. Pescoço envolto em uma toalha, cabelos molhados, recém lavados. Secador, escova grossa, escova fina, pente, prancha, ventilador, uma mulher de braços fortes. Equipamentos na tomada, começa a sessão de tortura.

Secar, o primeiro trauma. Quem possui cabelos crespos sabe bem o que acontece. Imagine uma cabeleira ressecada e armada. Imagine, agora, uma cabeleira muito ressecada e muito armada. É mais ou menos isso: cabelos ridículos sob os olhares curiosos de senhoras varizentas desocupadas.

Fase dois. Hora de espalhar a meleca químico-cancerígena que promete alisar minhas madeixas. É um produto incolor, viscoso, quase sem cheiro. Aplicado cuidadosamente, assentou a juba.

Secador em ação, eis a mágica! Puxa, puxa, estica, puxa mais. Quente, muito quente. Orelha ferve, couro cabeludo cozinha. Os olhos ardem, lacrimejam sem parar. Agora entendi o motivo de um ventilador ligado bem na minha cara. A evaporação da substância química provoca essas reações oculares.

Depois do quase derretimento dos miolos e das lágrimas, é hora da prancha, ou chapinha, como é vulgarmente chamada. Para garantir a ação da meleca radioativa, apenas o secador não basta. A chapinha alisa cada mechinha do cabelo. Um lento e exaustivo processo.

Quase pronto. A juba até que está lambida, mas a eletricidade estática resultante de tanto atrito faz com que centenas de fios fiquem arrepiados, algo semelhante a um susto nos filmes de terror. Para assentar os cabelinhos rebeldes, mais uma rodada de chapinha, agora um modelo ultra-ionizador, que promete eliminar a eletrostática.

Ufa. Fim das atividades. Hora de prestar atenção nos cuidados pós-escova progressiva, verdadeiro momento de terror psicológico.

Agora, para o efeito do alisamento se completar, só me resta ficar três dias sem tocar no cabelo, sem molhar o cabelo, sem prender o cabelo, sem mover o cabelo, sem pensar no cabelo.

Deus, quanto sofrimento. Some-se a tudo isso alargadores de 6 mm recém colocados e mãos descuidadas.

Resultado final: cabelos lisíssmos. E orelhas inflamadas.

3 comentários:

Cris Lima disse...

arrasa!!

Anônimo disse...

Sério q vc tá com cabelo liso??
o_O (olhinhos arregalados, rs!)
Quero ver!! Luluzada quando?
Beijos.

Anônimo disse...

Sério q vc tá com cabelo liso??
o_O (olhinhos arregalados, rs!)
Quero ver!! Luluzada quando?
Beijos.