27/06/2007

Transporte Coletivo, a utopia de um lugar melhor I

A sociedade moderna e capitalista obriga-nos a passar por incontáveis situações desagradáveis. Trabalhar é uma delas. Ir ao trabalho de ônibus é outra.
Não sou de me queixar, nem nada. A experiência de longa data a bordo do transporte público paulistano ensinou-me uma série de estratagemas para tornar mais toleráveis as horas que passo em coletivos.
Esperar quantos ônibus forem necessários, até passar um com lugar vago. Evitar sentar-me em assentos preferenciais. Estar com a bateria do iPod sempre carregada. E, um dos mais importantes, manter-me alheia a acontecimentos exteriores.
Entretanto, mesmo com todo esse ardil, a viagem do Parque Dom Pedro à avenida Santo Amaro nem sempre é um agradável passeio.
As condições precárias que enfrento diariamente tornaram-me um ser amargo, mas esperançoso. Acredito, de coração, que o transporte público pode ser um lugar melhor para todos.

Nenhum comentário: